Dá para usar o Tik Tok para impulsionar o e-commerce?

Por Júlia Biude

O Tik Tok virou uma febre. Ainda assim, as empresas não têm aproveitado o potencial dessa rede social para alavancar as suas vendas. Claro que ainda não existem muitos estudos sobre os algoritmos e como funciona a distribuição de vídeos para os usuários, mas sem dúvida a mídia é capaz de gerar engajamento com o público e espontaneidade.

O Tik Tok está presente em 150 países e está disponível em 75 idiomas. Até o início de 2020, a ferramenta contava com 738 milhões de downloads e, em agosto, bateu a marca de 2 bilhões. A rede social possui um design intuitivo, acessível a todos, e permite postar vídeos de 15 a 60 segundos, o que tem atraído muitos jovens.

Para se ter uma ideia do sucesso do Tik Tok, só no 3º trimestre do ano passado, foram lançadas duas plataformas similares. O Facebook vem investindo pesado no Instagram Reels e o YouTube começou a divulgar o YouTube Shorts.

A novidade

Em junho de 2020, foi lançado o Tik Tok for Business, que é a plataforma para veicular anúncios da ByteDance (criadora da rede social). Dessa forma, marcas podem aproveitar essa nova função para se conectar com os usuários.

O Tik Tok possibilita a alta propagação de conteúdo e facilita a construção de uma relação mais próxima com os consumidores. Marcas como a Magazine Luiza estão usando essa ferramenta para aumentar o engajamento com o público mais jovem, usando a sua assistente virtual, a Lu. O vídeo de exibição do corpo da personagem gerou 11 milhões de visualizações, 26 mil comentários e 17 mil compartilhamentos em 24 horas.

Ainda é um espaço em consolidação e ideal para que a sua empresa teste diferentes estratégias publicitárias. A Ambev, por exemplo, está usando esse recurso para apoiar a capacitação dos colaboradores, facilitando o treinamento com formatos confortáveis e acessíveis.

Em um contexto em que esse modelo vem ganhando cada vez mais destaque e adeptos, uma boa ideia é seguir o exemplo das grandes empresas nacionais e internacionais e embarcar na onda desse modelo de publicidade.

 


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