Simplicidade deve sempre ser foco na web 2.0

As três regras para aproveitar a tecnologia da web 2.0 são ter um bom arquiteto de informação, separar o conteúdo da forma e dar atenção ao que o usuário diz. Tudo focando a simplicidade.

Foi esse o consenso de especialistas em debate promovido hoje, em São Paulo, durante o seminário Web 2.0, promovido pela INFO.

Guilherme Coelho, sócio-diretor da ZeroUm Digital, tentou seguir essas premissas no desenvolvimento da suíte Aprex, que reúne uma série de recursos da web 2.0. "Estávamos fazendo o Aprex de um jeito em 2004, mas um ano depois jogamos tudo fora, pois surgiu o AJAX", conta.

A nova tecnologia facilitava o uso de recursos providos por navegadores, como XML e JavaScript, possibilitando maior interatividade com o usuário. Mas para Marcelo Negrini, fundador da Zazambia, mais importante do que usar Aprex é ter o CSS como religião. "O CSS facilita tudo, pois coloca as coisas na página já na ordem certa", afirma.

Além de usar esses recursos, o importante na nova web, de acordo com Marcelo, é garantir a compatibilidade das aplicações com os diferentes navegadores. "Essa é a maior vantagem de usar Flex ou Silverlight. É possível focar na aplicação sem se preocupar com a compatibilidade", completa Rafael Martinelli, diretor da DClick.

Qual é a melhor alternativa? "O Silverlight e o Flex são muito parecidos em capacidade de desenvolvimento", diz Marcelo. Para ele, os erros cometidos pelos programadores são os mesmos com os dois recursos e até as técnicas para controlar peso de página são parecidas.

Fonte: Info Online

Um comentário: