Linguagem ASP (Active Server Pages)

Introdução

ASP é a sigla para Active Server Pages, ou, interpretando, "Páginas Ativas de Servidor". Trata-se de uma linguagem para Web criada pela Microsoft. Seu objetivo é permitir a criação de páginas e aplicações Web dinâmicas, ou seja, que de alguma forma, permita interação com o usuário. Este artigo, mostrará o funcionamento da linguagem ASP e indicará alguns aspectos que ajudarão quem deseja aprender esta linguagem. Espera-se que o leitor tenha, ao menos, conhecimento básico de HTML e lógica de programação para entender o texto.

ASP - Como funciona

Todo arquivo feito em ASP tem extensão .asp. Este arquivo possui código em HTML e scripts, que contém as instruções que geram algum tipo de interatividade com o usuário. Por exemplo, o cadastro em um site, uma compra em um site de comércio, data e hora atual, ver e mandar e-mails são exemplos de interações que o ASP pode proporcionar. O ASP também permite acesso a banco de dados que suportam ODBC (Open Data Base Connectivity) e acesso por ADO (Active Data Objects).

As páginas em ASP, os scripts ou os serviços requeridos não são executados no computador de quem acessa essas páginas. Ao acessar uma página desse tipo, o servidor que a hospeda deverá ter suporte a ASP e então processar as solicitações presentes na página e "entregar" o resultado no navegador do usuário, em formato HTML.

Para que o servidor possa processar as requisições e entregar o resultado ao visitante da página, é necessário que nele esteja instalado o IIS (Internet Information Server) ou outro programa-servidor capaz de processar páginas em linguagem ASP. Explicando de forma simplificada, ao visitar um site em ASP, qualquer solicitação é enviada ao IIS para ser processada e, em seguida, os resultados são entregues ao visitante, através de informações em HTML exibidas no navegador.

O que a linguagem ASP oferece

A linguagem ASP possui várias vantagens:

Independência do navegador - qualquer navegador de internet, em qualquer sistema operacional, pode acessar sites em ASP, pois todo o processamento de informações é feita no servidor e somente os resultados são mostrados ao usuário;

Código-fonte protegido - os visitantes de sites em ASP somente enxergam os resultados do processamento em páginas HTML, o que impede que o código-fonte seja visualizado;

Banco de dados - a linguagem ASP funciona muito bem para visualizar e manipular informações em bancos de dados que suportam OBDC;

Linguagem similar ao Visual Basic - se você já programa em Visual Basic terá muita facilidade em aprender ASP, pois ambas as linguagens são parecidas;

Aprendizado descomplicado - mesmo que você não conheça Visual Basic, poderá aprender ASP sem dificuldades. A linguagem é clara e cheia de recursos.

Exemplo de uma página em ASP

Agora que você já sabe como as páginas em ASP são processadas, veremos um exemplo bastante simples, que mostra por quê é interessante usar ASP em vez de simples páginas HTML. Vamos criar uma página em ASP, salvá-la, executá-la e, em seguida, veremos os resultados. O código para a página é mostrado a seguir:

<%@ LANGUAGE= VBscript %>

<HTML>

<HEAD>

<TITLE> Exemplo de página em ASP </TITLE>

</HEAD>

<BODY>

Olá visitante! A hora atual é <%=time%> e estamos no dia <%=day(now)%>

<p> Serviço informativo!<P>

<%for repetidor = 1 to 3%>

<font size = <%=repetidor%>> Cortesia Leo Lima

<%=repetidor%></FONT><br>

<%next%>


</BODY>

Salvando a página acima em formato ASP (nome.asp), basta executá-la e o resultado será mostrado na tela:




Olá visitante! A hora atual é 19:24:31 e estamos no dia 14

Serviço Informativo!

Cortesia Leolima

Cortesia Leolima

Cortesia Leolima


No navegador, o local que informa o nome da página mostrará "Exemplo de página em ASP". Mas até então, trata-se de código HTML.

Entendendo o exemplo

Olhando o código vemos, por exemplo, o uso de % %. Isso serve para indicar onde estão os comandos em script, separando-os dos códigos em HTML.

Repare no seguinte código:

<%for repetidor = 1 to 3%>


<font size = <%=repetidor%>> Cortesia Leo Lima

<%=repetidor%></FONT><br>

Esse trecho faz com que a frase "Cortesia Leo Lima" apareça 3 vezes, sendo que em fontes de tamanho 1, 2 e 3 em medidas usadas em HMTL. A linha <%for repetidor = 1 to 3%> quer dizer que o trecho acima deve ser executado 3 vezes seguidas, de forma que repetidor (uma variável) receba valores a cada execução até chegar no número 3. Em seguida, font size recebe o valor atual de repetidor e mostra a frase "Cortesia Leo Lima" no tamanho correspondente ao valor.

Agora repare na linha Olá visitante! A hora atual é <%=time%> e estamos no dia <%=day(now)%><p>. As funções time e day(now) mostram a hora e data atual existente no servidor.

Em HTML não é possível executar os procedimentos do exemplo, pois essa linguagem é, basicamente, uma seqüência de textos com formatação.

Agora, um detalhe interessante: como já dito antes o usuário que visita um site em ASP não pode ver o código-fonte, somente o resultado do processamento das páginas em ASP. Assim, se o usuário quiser ver o código da página em ASP do exemplo acima, somente verá o seguinte código em HTML:

<HTML>

<HEAD>

<TITLE> Exemplo de página em ASP </TITLE>

</HEAD>

<BODY>

Olá visitante! A hora atual é 19:24:31 e estamos no dia 14<P>

<font size = 1> Cortesia Leo Lima </FONT><br>

<font size = 2> Cortesia Leo Lima </FONT><br>

<font size = 3> Cortesia Leo Lima </FONT><br>

</BODY>

</HTML>

Finalizando

ASP é linguagem com muitos recursos e mesmo assim não é difícil aprendê-la. É importante frisar que, se você criar páginas em ASP no Windows 98, poderá usar o programa PWS para testá-las. Outro detalhe: se hospedar páginas em ASP em provedores, certamente você pagará um preço maior do que se usasse, por exemplo, a linguagem PHP, pois a empresa de hospedagem necessita pagar uma licença de uso do servidor IIS.

7 comentários:

  1. É possível encontrar algum vídeo aula para asp???

    se tiver favor enviar para meu e-mail...

    evandrofreitas1@hotmail.com

    obg

    ResponderExcluir
  2. como faço aparecer essa janela de comentários no meu site?me manda por email por favor

    ResponderExcluir
  3. bem legal, parabens estou iniciando Asp.
    bem explicado

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Poderia ressaltar que o funcionamento é o mesmo do PHP, em termos de execução remota em servidor com resultado na página HTML cliente.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns muito bom. Poderia ter ressaltado que o funcionamento é semelhante ao do PHP, onde a instrução é executada no servidor e o resultado aparece em HTML para o cliente.

    ResponderExcluir
  6. Legal, agora temos uma base para nos aprofundarmos nessa linguagem :)

    ResponderExcluir
  7. Alguem sabe oque tem de errado neste script? da erro de acesso ao banco de dados line 8.

    <%
    Session.LCID = 1046

    set conn = Server.Createobject("ADODB.Connection")
    conn.open application("conexao"),"",""

    set conn2 = Server.Createobject("ADODB.Connection")
    conn2.open application("conexao2"),"",""

    function vCheck(campo,inserir)
    if inserir = true then
    if campo = "on" then
    vCheck = "True"
    else
    vCheck = "False"
    end if
    else
    if campo = true then
    vCheck = " checked"
    else
    vCheck = ""
    end if
    end if
    end function

    Não colouei todo...

    ResponderExcluir